terça-feira, 28 de dezembro de 2010
Trackers Privados - Torrent
O funcionamento do Torrent já é bem conhecido, mas para os que estão por fora, ele ocorre através do sistema "BitTorrent que é um protocolo de rede que permite ao utilizador realizar downloads de arquivos, em geral indexados em websites. Esse protocolo introduziu o conceito de partilhar o que já foi descarregado, maximizando o desempenho e possibilitando altas taxas de transferência, mesmo com um enorme número de usuários realizando descargas de um mesmo arquivo simultaneamente. Foi criado por Bram Cohen em 2003 e tem sido alvo de empresas que lutam em defesa da propriedade intelectual, devido a alegações de violação de copyright de alguns arquivos transmitidos pela rede. Estima-se que no ano de 2005 o protocolo BitTorrent tenha sido responsável por 35% dos dados transferidos na Internet em todo o mundo.
Na rede BitTorrent os arquivos são quebrados em pedaços de geralmente 256Kb. Ao contrário de outras redes, os utilizadores da rede BitTorrent partilham pedaços em ordem aleatória, que podem ser reconstituídos mais tarde para formar o arquivo final. O sistema de partilha otimiza o desempenho geral de rede, uma vez que não existem filas de espera e todos partilham pedaços entre si, não sobrecarregando um servidor central, como acontece com sites e portais de downloads, por exemplo. Assim, quanto mais utilizadores entram para descarregar um determinado arquivo, mais largura de banda se torna disponível."
Esse conceito acima foi resultado de uma pesquisa na internet, achei no Wikipedia, sendo que está tão bem explicado que nem preciso editá-lo e nem dá pra desconfiar da informação.
Conforme explicado o segredo do Torrent é que o arquivo que você está baixando vem de um outro usuário que também está baixando (denominado de Peers) ou que já terminou o download e agora está apenas enviando (Seed). O processo comum de download, de fontes fixas como o MegaUpload e RapidShare, o arquivo baixado vem de um grande servidor, conforme imagens abaixo:
Torrent |
Rede Usual como o MegaUpload |
Mas o que garante que os membros vão ficar de Seed e que, portanto, não vão apagar os arquivos?!
A resposta é simples... a Amizade! Os melhores sites de torrents do Brasil são fechados, apenas com convite você se torna membro, com isso há um controle dos membros cadastrados. Deste modo é garantida a segurança, pois há um rigoroso controle dos arquivos que são compartilhados, além de haver a garantia de que alguém sempre ficará de seed.
Eu faço parte de um Site chamado B2S-Share do qual eu indico e confio.
Mas além dele pesquisei na internet outros que existem também, como o BrasilTorrent, ManiaTorrent, MakingOFF, BJShare e Torrenteiros. Esses eu não conheço porque não faço parte, mas tenho certeza que são bons como o B2S-Share:
As vezes eu consigo convites para o B2S-Share, quem quiser basta entrar em contato comigo que verificarei a disponibilidade para enviar! Obviamente o convite é de graça.